Edição Atual

Anais Eletrônicos do 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul – 2014

Título: Anais Eletrônicos do 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul.
 ISSN 2359-2311
Organizador: Orlando Ferretti; Rosemy Nascimento e Sandra Mendonça
Edição: 1
Ano da Edição: 2014
Local de Edição: Florianópolis
Tipo de Suporte: Internet
Editora: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo)

 

SUMÁRIO

 

Trabalhos  apresentados nos Espaços de Diálogo e Práticas (EDPs).

 

O ESPAÇO DE DIÁLOGO E PRÁTICAS  contempla a apresentação de trabalhos (pesquisas em andamento ou concluídas e relatos de experiências), dentro dos eixos temáticos do Evento. Tanto os apresentadores, como os participantes sem trabalho inscrito têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar conhecimentos e informações. Não é preciso obedecer a uma ordem de apresentação dos trabalhos, pois a temática pode ser proposta por qualquer um dos participantes. Cabe ao coordenador da sala organizar o debate para que todos possam ser contemplados nas falas e nos relatos de experiências.

 

EIXO 1 – FORMAÇÃO DOCENTE

 

ALAN FERNANDES DOS SANTOS

“VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSC SOBRE SEU PROCESSO FORMATIVO”.

ALANA RIGO DEON; DILERMANDO CATTANEO DA SILVEIRA e ROBSON OLIVINO PAIM

“REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: A IDEIA DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PERTINENTE”.

KINSEY SANTOS PINTO e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI

“GEOGRAFIA: ENSINO E NEUROCIÊNCIAS”.

KLEICER CARDOSO ROCHA e ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS

“EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DENTRO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA INTEGRAR”.

ORLANDO FERRETTI

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

SANDRA MENDONÇA

“A GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO INICIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO”.

WILSON APARECIDO PASCHOAL; LARISSA ALVES DE OLIVEIRA; DOUGLAS VITTO e JEANI DELGADO PASCHOAL MOURA

“O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA ATIVA: ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA”.

 

EIXO 2 – PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE

 

CAROLINA REHLING GONÇALO e MARIO MARCELLO NETO

“A BOMBA ATÔMICA: LITERATURA E ORIGAMI NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA”.

CHRISTIANO CORREA TEIXEIRA e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI

“ORIENTAÇÃO E LATERALIDADE: UMA PROPOSTA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA”.

DANIEL ASSIS FREITAS

“CINE-FUNDÃO E A GLOBALIZAÇÃO SUBVERTENDO O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA”.

DANIEL SIMAS e CARLOS ALBERTO CLAUDINO

“GLOBALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: A VALORIZAÇÃO DISCENTE NAS RELAÇÕES LUGAR-MUNDO”.

DENISE WILDNER THEVES e NESTOR ANDRÉ KAERCHER

“COM GLOBOS E MAPAS PODEMOS PERCORRER “O PERTO” E “O LONGE”: AS VIVÊNCIAS ESPACIAIS DAS CRIANÇAS”.

DIEGO BRANDÃO NUNES

“INDO ALÉM DAS SAÍDAS DE CAMPO NA PRÁTICA DO PIBID-GEOGRAFIA: A CAMINHADA FEITA PELOS PROFESSORES, BOLSISTAS E ALUNOS”.

DOUGLAS VITTO e VINICIUS EDUARDO GARCIA CATELLAN

“COPA DO MUNDO DE 2014 – DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS VISANDO O COTIDIANO DOS INDIVÍDUOS JURIDICAMENTE IGUAIS” .

 

GABRIELA ALEXANDRE CUSTÓDIO e RUTH EMILIA NOGUEIRA

“EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DA SALA DE AULA AO TRABALHO DE CAMPO”.

JÉSSICA GERENTE; CAROLINA DATRIA SCHULZE e ANA MARIA HOEPERS PREVE

“ENTRE FOLHAS, RIOS E IMAGENS DE SATÉLITE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA FLUVIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.

JOSIANE MANCHUR; LUIZ MARTINS JUNIOR e ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS

“O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA”.

JUÇARA SPINELLI; DIONE FÁTIMA GRZYBOVSKI e ANDREA FERRONATO RIBEIRO

“PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ENSAIOS EM GEOGRAFIA URBANA”.

JULIANA CARVALHO CARDOSO e IVAINE MARIA TONINI

“OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA”.

 

LEONARDO P. DOS SANTOS; VICTÓRIA S. MENEZES; BRUNO MACIEL PERES e ROSELANE Z. COSTELLA

“A GEOPOLÍTICA EM SALA DE AULA: UMA PLENÁRIA DA ONU COMO FORMA DE SE OLHAR AS RELAÇÕES MUNDIAIS”.

LIMARA MONTEIRO DA SILVA e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
“GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: UMA RELAÇÃO COMPLEXA – PERCURSOS E POSSIBILIDADES”.

LUCIANA VIEIRA

“O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NO OLHAR DOS/AS ESTUDANTES”.

MARINA C. R. E SILVA; MARIAMA B. BACCI; MORIEL D. CABRAL e ANA MARIA H. PREVE

“EXPERIÊNCIAS COM UMA HORTA AGROECÓLOGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: SABORES E SABERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.

 OTACÍLIO L. DE S. DA PAZ; EDUARDO LIBERTI; ELAINE DE C. DE L. FRICK

“AULAS DE CAMPO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (PARQUES ESTADUAIS) NO PARANÁ: EXPERIENCIAS DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS DA UFPR”.

 

ROMISE I. DE LIMA e IVAINE MARIA TONINI

“OLHARES SOBRE A ÁFRICA NA SALA DE AULA”.

ROSANI L. DAHMER e ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO

“PRÁTICAS DE DOCÊNCIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E AÇÕES AMBIENTAIS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.

 

SUELEN R. NOVACK; PÂMELA F. DA SILVA e LIZ C. DIAS

“O PROCESSO DE INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA COM O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO DESENHO ESPONTÂNEO AO MAPA MENTAL”.

EIXO 3 – PESQUISA NA GEOGRAFIA ESCOLAR

 

ANA LÚCIA RODRIGUES DE OLIVEIRA; LIZ CRISTIANE DIAS e TIARAJU SALINI DUARTE

“O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: PROPOSTA DE ANÁLISE DO EXTREMO SUL DO RIO GRANDE DO SUL”.

BRUNO M. PERES; VICTÓRIA S. MENEZES; LEONARDO P. DOS SANTOS e IVAINE M. TONINI

“O LUGAR ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA E DO SENTIMENTO/CONHECIMENTO DE PERTENCIMENTO”.

CARINA COPATTI

“A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLA KAINGANG”.

 

DANIEL BUENO JUNTA e ANDREA COELHO LASTÓRIA

“CARTOGRAFIA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS”.

DANIEL LUIZ STEFENON

“AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE IRATI/PR SOBRE O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA”.

MAFALDA N. FRANCISCHETT; EDUARDO D. GIROTTO; ROSANA B. LEME e NAJLA MEHANNA MORMUL

“ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA DO PR. “.

EDUARDO DONIZETI GIROTTO e NAJLA MEHANNA MORMUL

“A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO: ALGUMAS REFLEXÕES”.

ÉLIDA PASINI TONETTO e IVAINE MARIA TONINI

“REDES SOCIAIS NAS PRÁTICAS ESCOLARES DA GEOGRAFIA”.

 

JOAQUIM RAUBER e IVAINE MARIA TONINI

“LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: PENSANDO AS APRENDIZAGENS”.

NATANIEL ANTONIO VICENTE e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI

“A AVENTURA NUNCA ACABA: ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL NA APRENDIZAGEM DISCENTE DA EJA”.

SIMONE DA SILVA FLORES e IVAINE MARIA TONINI

“DAS FÁBULAS, PERVERSIDADES E OUTRAS POSSIBILIDADES: A GLOBALIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA”.

TAMARA DE CASTRO RÉGIS; RENATA BRUCKMANN e RUTH EMÍLIA NOGUEIRA

“OS MINI ATLAS GEOGRÁFICOS ESCOLARES TÁTEIS: PROCESSO DE CONFECÇÃO E POTENCIALIDADES DE EXPLORAÇÃO PARA O ENSINO”.

 

VICTOR HUGO NEDEL OLIVEIRA e NESTOR ANDRÉ KAERCHER

“JOVENS, JUVENTUDES E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM APANHADO GERAL”.

EIXO 4 – ENSINO DE GEOGRAFIA: TEORIAS E METODOLOGIAS

 

ADRIANA CARVALHO SILVA

“O SUBÚRBIO CARIOCA EM DOM CASMURRO: O DIÁLOGO ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA”.

ANDRÉ QUANDT KLUG; ADRIANA DAL MOLIN e LIZ CRISTIANE DIAS

“POLITECNIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL”.

CAMILA PAULA DE SOUZA; LIZ CRISTIANE DIAS e TIARAJU SALINI DUARTE

“DIÁLOGO ENTRE A RUA E A ESCOLA: O RAP COMO INSTRUMENTO NA CARTOGRAFIA”.

GISELE NEVES MACIEL

“O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E AS MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DOS LIVROS DE GEOGRAFIA”.

IGOR ARMINDO ROCKENBACH; LIZ CRISTIANE DIAS e TIARAJU SALINI DUARTE

“A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ATRAVÉS DA MÚSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE”.

ÍTALA LUIZA DE ANDRADE e VALDOMIRO GUILHERME MAFALDA

“O MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DO LUGAR”.

LAIS VAZ DE JESUS; ADRIANA ARCEGA; FABIANA DE OLIVEIRA e FABIANE DIAS

“A FOTOGRAFIA ASSOCIADA À AULA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO A VEGETAÇÃO DA FLORESTA ATLÂNTICA”.

SANTIAGO ALVES DE SIQUEIRA

“A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A CIDADE  A GEOGRAFIA ESCOLAR, O MÉTODO E O ENSINO DA CIDADE”.

VICTÓRIA SABBADO MENEZES; BRUNO MACIEL PERES; LEONARDO PINTO DOS SANTOS e NESTOR ANDRÉ KAERCHER

“GEOGRAFIA DO IMAGINÁRIO ATRAVÉS DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL”.

Apresentação e Exposição de Painéis

 

Contempla trabalhos expostos e apresentados no formato Painéis (apresentados dias 30/10 e 31/10) no Hall da Reitoria da UFSC.

 

EIXO 1 – FORMAÇÃO DOCENTE

 

ELAINE CRISTINA SOARES SURMACZ e WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS

“OFICINA GEOGRÁFICA DE ENSINO INCLUSIVO: TRABALHANDO A INCLUSÃO ESCOLAR COM OS PIBIDIANOS”.

LEIA DE ANDRADE e RUTH EMILIA NOGUEIRA

“O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR “.

 

RONALDO DA SILVA NOGUEZ e BRUNO FAGUNDES ÁVILA

“ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO: UMA TRANSIÇÃO ESTRUTURAL”

EIXO 2 – PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE

 

CARINA COPATTI 

“HISTÓRIAS ILUSTRADAS NA GEOGRAFIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A AÇÃO HUMANA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO”.

CLÁUDIA ADRIANA TENÓRIO DE MELO

“CIGANOS: CONHECENDO UMA MINORIA ÉTNICA”

GABRIEL JORGE FRANCO BETIM; SANDRA ANA BOLFE e THAIS SILVEIRA ALVES

“CIDADÃO E O CONSUMO NA/DA CIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR”.

JULIANDERSSON VICTORIA ALEXANDRE; MANOELA KRUGUER PARADA; RODRIGO FLORIANO AZAMBUJA; TIARAJU SALINI DUARTE e LIZ CRISTIANE DIAS

“GEOGRAFIA E DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO A PARTIR DO FANZINE”

KAINAN RODRIGUES; ANDERSON WEBERPEREIRA; JULIANDERSSON VICTORIA ALEXANDRE; LEANDRO RODRIGUES FLOR e LIZ CRISTIANE DIAS “PROJETO OFICINA ITINERANTE: CONSUMO CONSCIENTE”

KATIA KELLEM DA ROSA; CARINA PETSCH; FLÁVIO LOPES HOLGADO;
ENOIL SOUZA JÚNIOR e ANA MARIA SANCHES

“CRIOSFERA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: INSERÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA”.

LAWRENCE MAYER MALANSKI; RAFAEL DA SILVA TANGERINA e RAFAEL BRIONES MATHEUS

“SALA MILTON SANTOS: UMA VIAGEM PELO PLANETA TERRA SEM SAIR DO LUGAR”

LUIZ RAMPANELLI e ELENICE ROSA PAIXÃO

“A COPA EXPLICA O MUNDO – A GLOBALIZAÇÃO E O JOGO DAS LOGOMARCAS”.

MARILENE FRANCIELI WILHELM; ACIONI DA SILVA KOELZER; JENNIFER PAOLA VICINI; JÉSSICA APARECIDA SOMMAVILA; GUILHERME FELIPE KOTZ; LIA DOROTÉA PFLUCK; MARLI TEREZINHA SZUMILO SCHLOSSER e ROSELI T. L. FARIA

“ENSINO DE GEOGRAFIA: CAÇA AO TESOURO – MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR”

OTACÍLIO LOPES DE SOUZA DA PAZ; ANDRÉIA ALVES DE OLIVEIRA e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK

“O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA CÁRSTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM”.

RITA DE CÁSSIA MALAGOLLI e ALESSANDRA GUTIERREZ GOMES

“DESCENDO O MORRO! DESCOBRINDO A GEOGRAFIA HISTÓRICA DA ILHA E ENTENDENDO A OCUPAÇÃO DO MONTE SERRAT: FLORIANÓPOLIS/SC”.

RITA DE CÁSSIA MALAGOLLI e ALESSANDRA GUTIERREZ GOMES

“AULA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA”.

ROSANA ARLETE DE OLIVEIRA; OTACÍLIO LOPES DE SOUZA DA PAZ;
RENATA FERRARI PEGORETTI e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK

“ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE MAPAS MENTAIS: ESTUDO DE CASO REFERENTE A AULA DE CAMPO AO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS”.

SILVANA PIRES DE MATOS; ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA e DILERMANDO CATTANEO

“A REALIDADE DO ESTUDANTE COMO OBJETO DE ESTUDO DAS AULAS DE GEOGRAFIA”.

THIAGO GONÇALVES PACHECO DOS SANTOS e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK

“USO DE CARTAS TOPOGRÁFICAS PARA CONFECÇÃO DE MAQUETES, FACILITANDO A COMPREENSÃO DE ASPECTOS GEOGRÁFICOS”

WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS; ADELINE GABRIELLE DELFINO; DAIANE STRUJAK; DENIS FERREIRA e SILVIA LETÍCIA MUCHAU “TRABALHANDO A RELAÇÃO DO URBANO E DO RURAL ATRAVÉS DA MAQUETE COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”.

EIXO 4 – ENSINO DE GEOGRAFIA: TEORIAS E METODOLOGIAS

AMANDA CAROLINI BRAGHINI MIOTTO; ADILSON DÂMASO DE OLIVEIRA SOBRINHO e FABIELE CRISTINE CECCON 

“A RELAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR COM A ASTRONOMIA: RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO”.

CLAITON NAYSINGER

“O ENSINO DE GEOGRAFIA E O FUTEBOL: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOPOLÍTICOS”.

IZABEL DE FARIA; ANA MARA DIAS MORENO e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK

“AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DO SUBPROJETO – PIBID – UFPR”.

RENATA DANIELA MOLINARI PRADO; ELAINE CRISTINA SOARES SURMACZ e WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS

“AULA DE CAMPO: UM CAMINHO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA”.

TIAGO MACHADO

“OFICINA DE ORIENTAÇÃO”