Edição Atual
Anais Eletrônicos do 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul – 2014
Título: Anais Eletrônicos do 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul.
ISSN 2359-2311
Organizador: Orlando Ferretti; Rosemy Nascimento e Sandra Mendonça
Edição: 1
Ano da Edição: 2014
Local de Edição: Florianópolis
Tipo de Suporte: Internet
Editora: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo)
SUMÁRIO
Trabalhos apresentados nos Espaços de Diálogo e Práticas (EDPs).
O ESPAÇO DE DIÁLOGO E PRÁTICAS contempla a apresentação de trabalhos (pesquisas em andamento ou concluídas e relatos de experiências), dentro dos eixos temáticos do Evento. Tanto os apresentadores, como os participantes sem trabalho inscrito têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar conhecimentos e informações. Não é preciso obedecer a uma ordem de apresentação dos trabalhos, pois a temática pode ser proposta por qualquer um dos participantes. Cabe ao coordenador da sala organizar o debate para que todos possam ser contemplados nas falas e nos relatos de experiências.
EIXO 1 – FORMAÇÃO DOCENTE
“VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSC SOBRE SEU PROCESSO FORMATIVO”.
ALANA RIGO DEON; DILERMANDO CATTANEO DA SILVEIRA e ROBSON OLIVINO PAIM
“REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: A IDEIA DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PERTINENTE”.
KINSEY SANTOS PINTO e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
“GEOGRAFIA: ENSINO E NEUROCIÊNCIAS”.
KLEICER CARDOSO ROCHA e ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS
“EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DENTRO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA INTEGRAR”.
A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
“A GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO INICIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO”.
WILSON APARECIDO PASCHOAL; LARISSA ALVES DE OLIVEIRA; DOUGLAS VITTO e JEANI DELGADO PASCHOAL MOURA
“O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA ATIVA: ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA”.
EIXO 2 – PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE
CAROLINA REHLING GONÇALO e MARIO MARCELLO NETO
“A BOMBA ATÔMICA: LITERATURA E ORIGAMI NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA”.
CHRISTIANO CORREA TEIXEIRA e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
“ORIENTAÇÃO E LATERALIDADE: UMA PROPOSTA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA”.
“CINE-FUNDÃO E A GLOBALIZAÇÃO SUBVERTENDO O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA”.
DANIEL SIMAS e CARLOS ALBERTO CLAUDINO
“GLOBALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: A VALORIZAÇÃO DISCENTE NAS RELAÇÕES LUGAR-MUNDO”.
DENISE WILDNER THEVES e NESTOR ANDRÉ KAERCHER
“COM GLOBOS E MAPAS PODEMOS PERCORRER “O PERTO” E “O LONGE”: AS VIVÊNCIAS ESPACIAIS DAS CRIANÇAS”.
“INDO ALÉM DAS SAÍDAS DE CAMPO NA PRÁTICA DO PIBID-GEOGRAFIA: A CAMINHADA FEITA PELOS PROFESSORES, BOLSISTAS E ALUNOS”.
DOUGLAS VITTO e VINICIUS EDUARDO GARCIA CATELLAN
“COPA DO MUNDO DE 2014 – DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS VISANDO O COTIDIANO DOS INDIVÍDUOS JURIDICAMENTE IGUAIS” .
GABRIELA ALEXANDRE CUSTÓDIO e RUTH EMILIA NOGUEIRA
“EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DA SALA DE AULA AO TRABALHO DE CAMPO”.
JÉSSICA GERENTE; CAROLINA DATRIA SCHULZE e ANA MARIA HOEPERS PREVE
“ENTRE FOLHAS, RIOS E IMAGENS DE SATÉLITE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA FLUVIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.
JOSIANE MANCHUR; LUIZ MARTINS JUNIOR e ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS
“O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA”.
JUÇARA SPINELLI; DIONE FÁTIMA GRZYBOVSKI e ANDREA FERRONATO RIBEIRO
“PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ENSAIOS EM GEOGRAFIA URBANA”.
JULIANA CARVALHO CARDOSO e IVAINE MARIA TONINI
“OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA”.
LEONARDO P. DOS SANTOS; VICTÓRIA S. MENEZES; BRUNO MACIEL PERES e ROSELANE Z. COSTELLA
“A GEOPOLÍTICA EM SALA DE AULA: UMA PLENÁRIA DA ONU COMO FORMA DE SE OLHAR AS RELAÇÕES MUNDIAIS”.
LIMARA MONTEIRO DA SILVA e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
“GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: UMA RELAÇÃO COMPLEXA – PERCURSOS E POSSIBILIDADES”.
“O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NO OLHAR DOS/AS ESTUDANTES”.
MARINA C. R. E SILVA; MARIAMA B. BACCI; MORIEL D. CABRAL e ANA MARIA H. PREVE
“EXPERIÊNCIAS COM UMA HORTA AGROECÓLOGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: SABORES E SABERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.
OTACÍLIO L. DE S. DA PAZ; EDUARDO LIBERTI; ELAINE DE C. DE L. FRICK
“AULAS DE CAMPO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (PARQUES ESTADUAIS) NO PARANÁ: EXPERIENCIAS DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS DA UFPR”.
ROMISE I. DE LIMA e IVAINE MARIA TONINI
“OLHARES SOBRE A ÁFRICA NA SALA DE AULA”.
ROSANI L. DAHMER e ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO
“PRÁTICAS DE DOCÊNCIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E AÇÕES AMBIENTAIS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.
SUELEN R. NOVACK; PÂMELA F. DA SILVA e LIZ C. DIAS
“O PROCESSO DE INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA COM O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO DESENHO ESPONTÂNEO AO MAPA MENTAL”.
EIXO 3 – PESQUISA NA GEOGRAFIA ESCOLAR
ANA LÚCIA RODRIGUES DE OLIVEIRA; LIZ CRISTIANE DIAS e TIARAJU SALINI DUARTE
“O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: PROPOSTA DE ANÁLISE DO EXTREMO SUL DO RIO GRANDE DO SUL”.
BRUNO M. PERES; VICTÓRIA S. MENEZES; LEONARDO P. DOS SANTOS e IVAINE M. TONINI
“O LUGAR ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA E DO SENTIMENTO/CONHECIMENTO DE PERTENCIMENTO”.
“A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLA KAINGANG”.
DANIEL BUENO JUNTA e ANDREA COELHO LASTÓRIA
“CARTOGRAFIA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS”.
DANIEL LUIZ STEFENON
“AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE IRATI/PR SOBRE O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA”.
MAFALDA N. FRANCISCHETT; EDUARDO D. GIROTTO; ROSANA B. LEME e NAJLA MEHANNA MORMUL
“ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA DO PR. “.
EDUARDO DONIZETI GIROTTO e NAJLA MEHANNA MORMUL
“A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO: ALGUMAS REFLEXÕES”.
ÉLIDA PASINI TONETTO e IVAINE MARIA TONINI
“REDES SOCIAIS NAS PRÁTICAS ESCOLARES DA GEOGRAFIA”.
JOAQUIM RAUBER e IVAINE MARIA TONINI
“LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: PENSANDO AS APRENDIZAGENS”.
NATANIEL ANTONIO VICENTE e ANTONIO CARLOS CASTROGIOVANNI
“A AVENTURA NUNCA ACABA: ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL NA APRENDIZAGEM DISCENTE DA EJA”.
SIMONE DA SILVA FLORES e IVAINE MARIA TONINI
“DAS FÁBULAS, PERVERSIDADES E OUTRAS POSSIBILIDADES: A GLOBALIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA”.
TAMARA DE CASTRO RÉGIS; RENATA BRUCKMANN e RUTH EMÍLIA NOGUEIRA
“OS MINI ATLAS GEOGRÁFICOS ESCOLARES TÁTEIS: PROCESSO DE CONFECÇÃO E POTENCIALIDADES DE EXPLORAÇÃO PARA O ENSINO”.
VICTOR HUGO NEDEL OLIVEIRA e NESTOR ANDRÉ KAERCHER
“JOVENS, JUVENTUDES E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM APANHADO GERAL”.
EIXO 4 – ENSINO DE GEOGRAFIA: TEORIAS E METODOLOGIAS
“O SUBÚRBIO CARIOCA EM DOM CASMURRO: O DIÁLOGO ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA”.
ANDRÉ QUANDT KLUG; ADRIANA DAL MOLIN e LIZ CRISTIANE DIAS
“POLITECNIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL”.
CAMILA PAULA DE SOUZA; LIZ CRISTIANE DIAS e TIARAJU SALINI DUARTE
“DIÁLOGO ENTRE A RUA E A ESCOLA: O RAP COMO INSTRUMENTO NA CARTOGRAFIA”.
“O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E AS MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DOS LIVROS DE GEOGRAFIA”.
IGOR ARMINDO ROCKENBACH; LIZ CRISTIANE DIAS e TIARAJU SALINI DUARTE
“A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ATRAVÉS DA MÚSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE”.
ÍTALA LUIZA DE ANDRADE e VALDOMIRO GUILHERME MAFALDA
“O MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DO LUGAR”.
LAIS VAZ DE JESUS; ADRIANA ARCEGA; FABIANA DE OLIVEIRA e FABIANE DIAS
“A FOTOGRAFIA ASSOCIADA À AULA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDANDO A VEGETAÇÃO DA FLORESTA ATLÂNTICA”.
SANTIAGO ALVES DE SIQUEIRA
“A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A CIDADE A GEOGRAFIA ESCOLAR, O MÉTODO E O ENSINO DA CIDADE”.
VICTÓRIA SABBADO MENEZES; BRUNO MACIEL PERES; LEONARDO PINTO DOS SANTOS e NESTOR ANDRÉ KAERCHER
“GEOGRAFIA DO IMAGINÁRIO ATRAVÉS DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL”.
Apresentação e Exposição de Painéis
Contempla trabalhos expostos e apresentados no formato Painéis (apresentados dias 30/10 e 31/10) no Hall da Reitoria da UFSC.
EIXO 1 – FORMAÇÃO DOCENTE
ELAINE CRISTINA SOARES SURMACZ e WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS
“OFICINA GEOGRÁFICA DE ENSINO INCLUSIVO: TRABALHANDO A INCLUSÃO ESCOLAR COM OS PIBIDIANOS”.
LEIA DE ANDRADE e RUTH EMILIA NOGUEIRA
“O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR “.
RONALDO DA SILVA NOGUEZ e BRUNO FAGUNDES ÁVILA
“ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO: UMA TRANSIÇÃO ESTRUTURAL”
EIXO 2 – PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE
CARINA COPATTI
“HISTÓRIAS ILUSTRADAS NA GEOGRAFIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A AÇÃO HUMANA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO”.
CLÁUDIA ADRIANA TENÓRIO DE MELO
“CIGANOS: CONHECENDO UMA MINORIA ÉTNICA”
GABRIEL JORGE FRANCO BETIM; SANDRA ANA BOLFE e THAIS SILVEIRA ALVES
“CIDADÃO E O CONSUMO NA/DA CIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR”.
JULIANDERSSON VICTORIA ALEXANDRE; MANOELA KRUGUER PARADA; RODRIGO FLORIANO AZAMBUJA; TIARAJU SALINI DUARTE e LIZ CRISTIANE DIAS
“GEOGRAFIA E DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO A PARTIR DO FANZINE”
KAINAN RODRIGUES; ANDERSON WEBERPEREIRA; JULIANDERSSON VICTORIA ALEXANDRE; LEANDRO RODRIGUES FLOR e LIZ CRISTIANE DIAS “PROJETO OFICINA ITINERANTE: CONSUMO CONSCIENTE”
KATIA KELLEM DA ROSA; CARINA PETSCH; FLÁVIO LOPES HOLGADO;
ENOIL SOUZA JÚNIOR e ANA MARIA SANCHES
“CRIOSFERA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: INSERÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA”.
LAWRENCE MAYER MALANSKI; RAFAEL DA SILVA TANGERINA e RAFAEL BRIONES MATHEUS
“SALA MILTON SANTOS: UMA VIAGEM PELO PLANETA TERRA SEM SAIR DO LUGAR”
LUIZ RAMPANELLI e ELENICE ROSA PAIXÃO
“A COPA EXPLICA O MUNDO – A GLOBALIZAÇÃO E O JOGO DAS LOGOMARCAS”.
MARILENE FRANCIELI WILHELM; ACIONI DA SILVA KOELZER; JENNIFER PAOLA VICINI; JÉSSICA APARECIDA SOMMAVILA; GUILHERME FELIPE KOTZ; LIA DOROTÉA PFLUCK; MARLI TEREZINHA SZUMILO SCHLOSSER e ROSELI T. L. FARIA
“ENSINO DE GEOGRAFIA: CAÇA AO TESOURO – MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR”
OTACÍLIO LOPES DE SOUZA DA PAZ; ANDRÉIA ALVES DE OLIVEIRA e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK
“O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA CÁRSTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM”.
RITA DE CÁSSIA MALAGOLLI e ALESSANDRA GUTIERREZ GOMES
“DESCENDO O MORRO! DESCOBRINDO A GEOGRAFIA HISTÓRICA DA ILHA E ENTENDENDO A OCUPAÇÃO DO MONTE SERRAT: FLORIANÓPOLIS/SC”.
RITA DE CÁSSIA MALAGOLLI e ALESSANDRA GUTIERREZ GOMES
“AULA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA”.
ROSANA ARLETE DE OLIVEIRA; OTACÍLIO LOPES DE SOUZA DA PAZ;
RENATA FERRARI PEGORETTI e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK
“ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE MAPAS MENTAIS: ESTUDO DE CASO REFERENTE A AULA DE CAMPO AO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS”.
SILVANA PIRES DE MATOS; ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA e DILERMANDO CATTANEO
“A REALIDADE DO ESTUDANTE COMO OBJETO DE ESTUDO DAS AULAS DE GEOGRAFIA”.
THIAGO GONÇALVES PACHECO DOS SANTOS e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK
“USO DE CARTAS TOPOGRÁFICAS PARA CONFECÇÃO DE MAQUETES, FACILITANDO A COMPREENSÃO DE ASPECTOS GEOGRÁFICOS”
WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS; ADELINE GABRIELLE DELFINO; DAIANE STRUJAK; DENIS FERREIRA e SILVIA LETÍCIA MUCHAU “TRABALHANDO A RELAÇÃO DO URBANO E DO RURAL ATRAVÉS DA MAQUETE COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”.
EIXO 4 – ENSINO DE GEOGRAFIA: TEORIAS E METODOLOGIAS
AMANDA CAROLINI BRAGHINI MIOTTO; ADILSON DÂMASO DE OLIVEIRA SOBRINHO e FABIELE CRISTINE CECCON
“A RELAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR COM A ASTRONOMIA: RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO”.
CLAITON NAYSINGER
“O ENSINO DE GEOGRAFIA E O FUTEBOL: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOPOLÍTICOS”.
IZABEL DE FARIA; ANA MARA DIAS MORENO e ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK
“AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DO SUBPROJETO – PIBID – UFPR”.
RENATA DANIELA MOLINARI PRADO; ELAINE CRISTINA SOARES SURMACZ e WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS
“AULA DE CAMPO: UM CAMINHO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA”.
TIAGO MACHADO
“OFICINA DE ORIENTAÇÃO”